CONSUMO, SUSTENTABILIDADE E ORIGEM: SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS PARA MERCADOS LOCAIS DE PRODUTOS DA AMAZÔNIA
CONSUMO, SUSTENTABILIDADE E ORIGEM: SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS PARA MERCADOS LOCAIS DE PRODUTOS DA AMAZÔNIA
A Amazônia tem sido vista como um território de inúmeras possibilidades no
contexto da bioeconomia devido à dimensão e diversidade de seus recursos
bioculturais. Entretanto, ainda são pouco discutidos do ponto de vista do consumo
os elementos que podem influenciar o desenvolvimento de mercados locais para
produtos derivados das especificidades da região. Com base no arcabouço teórico
do marketing e dos estudos de comportamento do consumidor, esse estudo tem
como objetivo a) analisar os elementos associados ao conceito de consumo
sustentável e os comportamentos de consumo a ele relacionados; b) identificar
comportamentos de consumo da população de Belém, Pará, Brasil; e, a partir
deles, c) propor estratégias de marketing baseadas na segmentação do mercado,
que contribuam para o desenvolvimento de mercados locais para produtos
amazônicos. A partir de uma revisão da literatura recente do marketing baseada na
Análise de conteúdo (AC), foram identificados elementos centrais do conceito de
consumo sustentável. Destacam-se: o aspecto multidimensional do conceito,
correspondendo a aspectos sociais e ambientais, além do econômico; sua forte
associação à proposição do Desenvolvimento Sustentável e, consequentemente,
sua abrangência, que facilita sua assimilação por diferentes setores enquanto
discurso, mas dificulta sua operação no direcionamento de práticas de produção e
consumo. Para orientar as práticas consideramos que definições operativas devem
contemplar: a) ênfase nas múltiplas dimensões (social, ambiental e econômica), b)
abrangência de produto e processos, c) inclusão dos impactos de produção e
consumo e e) indicação dos níveis de ação considerados (se individual, coletivo ou
público/governamental). A partir do survey com uma amostra probabilística da
população de Belém (PA), identificou-se que os consumidores da capital paraense
apontam como seus principais critérios para escolha de produtos de cuidados
pessoais, as funcionalidades, a fragrância, o preço e os ingredientes. No que diz
respeito à origem de modo geral e, em específico, à produção local na Amazônia,
este não foi um atributo considerado entre os mais importantes por nenhum dos
perfis demográficos da população estudada. A partir dos resultados discutidos
foram propostas estratégias para negócios baseados na Amazônia, envolvendo os
quatros níveis do composto de marketing (produto, praça, promoção e preço). As
estratégias contemplam elementos para diferenciação pela origem, valendo-se das
especificidades da região para o desenvolvimento de produtos e considerando as
particularidades de três segmentos de consumidores paraenses. Sinteticamente,
sugere-se foco em: a) o desenvolvimento de produtos orientados à demanda local;
b) a diferenciação pela origem; c) o incremento da disponibilidade; e d) o
posicionamento por qualidade. Em um cenário de crescente interesse sobre a
bioeconomia, o desenvolvimento de estratégias de marketing direcionadas ao
consumo de produtos com origem na Amazônia ainda enfrenta conceituações
amplas e desconhecimento sobre o comportamento de consumidores locais,
dificuldades que podem ser superadas com maior informação sobre o consumo e
valorização econômica e cultural de sua sociobiodiversidade.