A linha abissal na produção do conhecimento: o campo científico brasileiro, políticas públicas e as motivações para produzir ciência
regionais a partir da produção científica da pós-graduação e das políticas para CT&I, assim, como compreender as motivações, estratégias e fatores que influenciam na produção científica dos agentes científicos. A revisão da literatura traz a discussão de centro-periferia na produção do conhecimento alicerçada no processo de dependência acadêmica advinha do processo de colonização e da geopolítica do conhecimento no qual condiciona o campo científico em um campo de luta e com estrutura própria de funcionamento por meio da hierarquização do conhecimento. A base analítica e interpretativa da pesquisa é o estruturalismo com característica de pesquisa descritiva e exploratória adotando como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem do problema com método misto sequencial explanatório iniciando a coleta de dados na fase quantitativa e, posteriormente, a coleta dos dados qualitativos. Os dados iniciais foram coletados na base bibliométrica da Scopus (2013 – 2022) e dos Dados Abertos CAPES referente ao último quadriênio (2017 – 2020) de avaliação dos cursos de pós-graduação pela CAPES. Como estratégia de pesquisa será o estudo de caso único no qual o lócus será a Universidade Federal do Pará em que será aplicado questionários direcionados aos docentes vinculados aos programas de pós-graduação e, posteriormente, será aplicada entrevistas semiestruturadas. Os resultados preliminares demonstram que as universidades exercem um papel fundamental no Brasil no fomento de P&D apesar dos contingenciamentos e negação da ciência nos últimos anos. Ainda é possível constatar discrepâncias na produção científica indexadas na Scopus entre as universidades federais brasileiras vinculadas à região sudeste e norte.