ESPECTROSCOPIAS RAMAN, IR, DOS, UV-VIS E CIRCULAR DICROÍSMO DAS TOXINAS (ANATOXICINA-A, ANATOXICINA-A(S), CILINDROSPERMOPSINA, HOMOANATOXICINA-A E SAXITOXINA) DAS ALGAS
Espectroscopia Densidade de estado; Circular dicroismo e Ultravioleta visivel; algas; Anatoxicina-a; Anatoxicina-a(s); Cilindrospermopsina; Homoanatoxicina-a e Saxitoxina; modos vibracionais e análises.
A presente dissertação tem como objetivo compreender a espectroscopia DOS, UV-vis e Circular Dicroísmo, de moléculas de toxinas de algas Anatoxicina-a, Anatoxicina-a(s), Cylindrospermopsin, Homoanatoxicina-a e saxitoxina. Utiliza-se o software Gaussian 09W para os cálculos teóricos de minimização de energia correspondente ao método da mecânica molecular MM+ com o nível funcional B3lyp/6-311++G(d,p), empregada tanto na otimização da geometria quanto nos cálculos de espectrometria Ultravioleta visivel, Densidade de estado e Circular dicrismo das moléculas no solventes água. Os resultados da pesquisa mostram relevantes espectros de Ultravioleta visivel, Densidade de estado e Circular dicrismo e na elaboração de tabelas que identificam os modos de vibrações moleculares de toxinas supracitadas o que levou a identificação dos tipos de vibrações em cada região contido nos intervalos de comprimento de ondas específico. No entanto, os resultados teóricos obtidos foram comparados com dados de outras pesquisas experimentais e comparados com os resultados teóricos desse trabalho. Conclui-se a pesquisa considerando que os espectros obtidos do ponto de vista teórico, quando comparados com os espectros experimentais de pesquisas oriundas de outros trabalhos, tiveram boas aproximações com erros relativos pequenos devido a semelhança entre os espectros de Circular dicroismo e Ultravioleta visivel.