Análise de um Grupo Gerador Diesel Utilizando Misturas Ternárias de Óleo Diesel, Biodiesel e Óleo de Soja.
Grupos geradores diesel; Misturas de combustíveis; Óleo diesel B8; Óleo refinado de soja; AVL; Curvas de pressão.
Atualmente, o alto consumo de combustíveis fósseis está causando problemas, talvez, irreversíveis ao planeta, tonando o investimento em energias verdes um ponto essencial para o desenvolvimento sustentável de qualquer país. Concomitante a isto, surgem os combustíveis da biomassa, em específico os óleos vegetais naturais, como opção para a substituição total, ou parcial destes combustíveis na produção de energia na atual matriz energética mundial. Corroborando com este pretexto, o objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da inserção de óleo refinado de soja ao diesel comercial brasileiro em um grupo gerador atuando a partir de modelos experimentais. Para alcançar tal finalidade, foram selecionadas, para fins comparativos com o diesel puro, queimar quatro misturas de óleo de soja refinado e óleo diesel. Inicialmente foi usado a mistura de 2% de óleo de soja no óleo diesel, em volume, em seguida aumentando para 6%, 10% e a fração de 14%. Os ensaios experimentais foram realizados no grupo gerador monocilíndrico da marca Branco, modelo BD-6500 CF3E, de potência máxima de 7,35 kW, auxiliado do aparato experimental composto por um sistema de aquisição de consumo de combustível formado por um medidor de deslocamento positivo, um totalizador e um supervisório; o analisador de energia elétrica SAGA 4500 fabricado por Landis+Gyr; e o sistema de aquisição da pressão em tempo real do cilindro, fornecido pela AVL, modelo GU21D. Assim, foram realizadas, neste trabalho, as análises das curvas de pressão em tempo real do cilindro x ângulo da manivela; a pressão média indicada; consumo específico de combustível; e eficiência global. Os resultados apresentados mostram que o aumento das razões volumétricas de óleo de soja aumenta o consumo específico das misturas e consequentemente diminui a sua eficiência global.