Determinação da pressão média efetiva indicada de motores diesel.
Motores de combustão interna. Pressão média efetiva indicada. Transdutor de pressão piezoelétrico.
Grande parte das pesquisas atuais em motores de ignição por compressão objetiva melhorar as emissões e o desempenho do motor utilizando misturas de biodiesel em diferentes concentrações e produzidas a partir de diversas matérias-primas. Isso é bastante razoável já que as legislações impõem severas restrições para as quantidades de poluentes que podem ser emitidos. Entretanto, para qualquer que seja o combustível usado, a pressão dentro do cilindro é a grandeza física determinante do bom ou mau desempenho que um motor de ignição por compressão virá a ter. Dito isto, este trabalho propôs-se a maximizar a pressão dentro do cilindro. Para isso, um transdutor de pressão piezoelétrico foi escolhido e instalado no cabeçote do cilindro de teste. Os dados de pressão foram coletados e correlacionados ao longo do ângulo do eixo de manivelas em tempo real, originando o diagrama PxCA (pressure x crank angle). Esse diagrama é importante pois indica fenômenos que ocorrem no interior do cilindro como atraso de ignição, tempo de combustão, flutuações de pressão na admissão e escape, entre outros. A pressão média efetiva indicada (IPME) foi então obtida através da integração numérica da curva de pressão. Além disso, outros parâmetros como pressão de injeção, atraso de injeção e pressão de admissão do turbocompressor foram modificados e seus efeitos na curva de pressão foram observados. Esses parâmetros também foram ajustados até que a IPME máxima fosse obtida. Depois disso, o diesel foi substituído pelo diesel-B7 e seus efeitos na curva de pressão foram analisados.