Análise da Influência do Carregamento sobre o Desgaste e o Comportamento Microestrutural de um Trilho Perlítico.
Trilhos ferroviários; Espaçamento interlamelar; Desgaste por deslizamento; Dureza.
Atualmente estudos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias aplicada a ferrovias vem ganhando importância, pois o Brasil ainda não explora de modo satisfatório a total potencialidade desse modal de transporte. Os investimentos nessa área e o aumento da eficiência do sistema roda-trilho gerarão a eficácia logística que o país necessita para se tornar mais competitivo. O presente estudo busca caracterizar um trilho com matriz perlítica quanto ao seu espaçamento interlamelar, dureza, resistência ao desgaste e parâmetros de rugosidade. Diante disso, retirou-se pinos que foram cortados em incrementos de 5 mm a partir da superfície até uma profundidade de 20mm na direção transversal à laminação do trilho. Os pinos foram ensaiados sobre discos de aço AISI H13 com dureza de aproximadamente 600 HV. Em cada posição que se analisou a microestrutura se efetuou medições dos espaçamentos interlamelares com o intuito de verificar quais são as relações que a microestrutura possui com a distância e a dureza. A posição superficial foi submetida a ensaios de desgaste do tipo pino sob disco em quatro condições de carregamento e após o término desses ensaios as superfícies foram analisadas via MEV e EDS, além dos parâmetros de rugosidades em um perfilômetro óptico 3D. Percebeu-se que as distâncias interlamelares variam ao longo da direção estudada, contudo em termos de variação média não há diferenças significativas entre as posições 0 e 5mm e as 10 e 15mm. O espaçamento interlamelar possui uma relação de linearidade com a distância na direção transversal da laminação, ou seja, a dureza possui uma relação de linearidade com a raiz do reciproco do espaçamento interlamelar. A variação das condições de carregamento promoveu modificações nas propriedades relacionadas ao desgaste (dureza, perda de massa, taxa e coeficiente de desgaste), assim como nos parâmetros de rugosidade. A análise da superfície desgastada de todas as condições revelou que o desgaste foi do tipo oxidativo, ou seja, para as quatro condições de carregamento ocorreu a formação de óxidos.