Análise e controle de vibração em suporte de motores navais via método de elementos finitos e análise estatística energética.
Método de Elementos Finitos; Análise Estatística Energética; Caminhos de transmissão; Isolamento vibracional.
O excesso de vibração e ruído é um problema recorrente na industrial naval, especialmente quando não há um projeto voltado para os aspectos vibro acústicos da embarcação. É sabido que uma das principais fontes de excitações mecânicas e acústicas deste tipo de veículo está relacionado com o motor utilizado para a sua propulsão. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os caminhos de transmissão em um suporte de motor típico de aplicações navais utilizando o Método de Elementos Finitos (MEF) e a Análise Estatística Energética (SEA). Os resultados obtidos apresentam concordância com encontrados na literatura e os dois métodos, apesar que apresentarem discrepância entre si, são aceitáveis quando considerados a complexidade de modelagem e tempo computacional gasto. Além disto, são pospostos diversos mecanismos de controle passivo para que haja atenuação da energia vibratória transmitida do motor para o restante da estrutura, sendo eles: modificações geométricas e estruturais, adição de material viscoelástico e utilização de isoladores. As mudanças geométricas apresentam bom comportamento em baixa frequência enquanto os mecanismos baseados em amortecimento são mais eficientes em altas.