Estudo teórico-experimental de um trem de potência aplicado a turbinas de eixo horizontal de pequeno porte.
Resistência do trem de potência, Turbinas eólicas, Teoria de elemento de pá.
A resistência do trem de potência das turbinas eólicas ainda é um desafio, pois a determinação do torque de atrito estático e dinâmico é bastante complexa. Este trabalho desenvolve uma investigação experimental de torques resistentes de um trem de potência tipicamente encontrado em pequenas turbinas eólicas. As medições experimentais são realizadas através de uma configuração de bancada incluindo sensor de torque, sensor de rotação, gerador e motor elétrico, a fim de validar a análise teórica. Para uma avaliação mais aprofundada, é utilizada uma abordagem que combina a segunda lei de Newton e a teoria dos elementos de pá para analisar o comportamento da turbina. Uma expressão teórica para o torque de atrito também é demonstrada. Como resultado, o torque de atrito estático é de 2 a 10 vezes maior do que o dinâmico, garantindo resistência à partida da turbina. As avaliações usando um SWT são realizadas para verificar o efeito de resistência do sistema de transmissão, em que sua velocidade de rotação muda de acordo com o torque de atrito, gerando uma resposta mais realista.