Notícias

Banca de DEFESA: CARLOS CICERO REIS ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS CICERO REIS ANDRADE
DATA: 29/08/2024
HORA: 18:00
LOCAL: Videochamada: https://meet.google.com/vns-xozp-wpc
TÍTULO:

Mapeamento e avaliação do efeito indutivo na regularidade dos processos GMAW  e derivativo GMAW com switchback operando em curto-circuito para aplicação em manufatura aditiva por deposição a arco (MADA).


PALAVRAS-CHAVES:

aço; estabilidade; indutância; parametrização; qualidade


PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

O processo de soldagem por fusão Gas Metal Arc Welding (GMAW) se destaca pela alta taxa de deposição, velocidade de soldagem e facilidade em soldar fora de posição. A transferência por curto-circuito, é caracterizada por um pequeno comprimento de arco (menores valores de tensão) e baixos níveis de corrente de soldagem. O controle da indutância que é ajustado na máquina de soldagem, é crucial para a estabilidade do arco elétrico nesse modo de transferência. A soldagem GMAW com a técnica switchback consiste em oscilar longitudinalmente o arco em relação ao comprimento do cordão de solda, e tem como objetivo controlar a poça de fusão. Dispositivos mecanizados simplificados, como os tartílopes, podem ser utilizados para realizar os movimentos com precisão similar à obtida por braços robóticos. Diferente dos tradicionais processos de fabricação, que subtraem material, a manufatura aditiva por deposição a arco (MADA) se utiliza da adição progressiva camada sobre camada de material, para fabricação de uma peça. Este estudo avaliou o efeito da indutância na estabilidade do arco na transferência por curto-circuito, considerando diferentes níveis de velocidade de alimentação de arame (Va) e velocidade de soldagem (Vs). Além disso, investigou-se a eficácia da transportabilidade de pacotes operacionais ao processo GMAW com switchback, utilizando um arame ER 70S-6 com uma mistura gasosa de 75% Ar e 25% de CO2. Foram analisados a corrente e a tensão médias, taxa de subida da corrente, corrente de pico, tempos de curto-circuito e de arco aberto e o índice de regularidade da transferência metálica (IVcc). Foi aplicada a MADA para a construção de paredes operando em modo de transferência por curto-circuito com controle de indutância, utilizando os parâmetros de maior regularidade na deposição tanto no processo convencional quanto no switchback, e em seguida, realizada a caracterização geométrica. Os resultados mostraram que o ajuste da indutância gerou faixas favoráveis de índices de Estabilidade da Regularidade de Transferência Metálica em Curto-Circuito, compatíveis com o aspecto da qualidade na superfície soldada. Possibilitando a transportabilidade dos pacotes operacionais obtidos para o processo derivativo GMAW-SB. Os resultados obtidos se mostraram satisfatórios, com desenvolvimento de 10 (dez) paredes de solda de 40 mm de altura, com deposições regulares, evidenciando a eficácia dos parâmetros e métodos aplicados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2413748 - ALEXANDRE SALDANHA DO NASCIMENTO
Presidente - 273119 - CARLOS ALBERTO MENDES DA MOTA
Externo ao Programa - 1870088 - DOUGLAS NEVES GARCIA
Externo ao Programa - 3359584 - FELIPE RIBEIRO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 28/08/2024 09:00
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2025 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2