DESENVOLVIMENTO DE BANCADA EXPERIMENTAL DE MÁQUINA ROTATIVA PARA DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS: Uma comparação entre as técnicas de análise de vibração com modelo de elementos finitos.
Forças de Excitação. Análise Espectral. Nível Global. Técnica do Envelope. Sinais de Vibração. Métodos de Elementos Finitos. Preditiva.
As máquinas rotativas constituem-se hoje em um dos equipamentos mais importantes no processo produtivo de uma indústria. Por isso, buscam-se cada vez mais metodologias modernas de manutenção, visando sempre a confiabilidade operacional destes equipamentos, neste sentido a comunidade acadêmica vem concentrando estudos nas respostas dinâmicas das máquinas rotativas. Por isso, este trabalho visa contribuir para caracterização de forças de excitação a partir da análise dos sinais de vibração, aplicando as técnicas de análises mais conhecidas como: análise espectral, técnica do envelope, nível global e outras. Para isso, foi concebida uma bancada rotodinâmica experimental que quando em funcionamento reproduz o comportamento dinâmico de uma máquina rotativa, e para aquisitar os sinais de vibração deste sistema experimental criou-se um aplicativo de aquisição e análise de sinais na plataforma LabView. A partir daí, a estrutura deste trabalho consiste em criar um modelo numérico da bancada experimental pelo método de elementos finitos e inserir no modelo os defeitos mais comuns encontrados em máquinas rotativas como: desbalanceamento de massa, desalinhamento entre eixos e falhas de rolamento. Finalmente faz-se uma comparação dos resultados entre as técnicas de análise de sinais e o modelo de elementos finitos. E ainda, definir qual técnica é mais eficiente para analisar determinado defeito. Por tudo isso deseja-se através deste trabalho contribuir para melhorar a confiabilidade das técnicas de preditiva aplicadas ao monitoramento de máquinas rotativas baseado na condição e ainda aprimorar a performance dos processos produtivos.