Desenvolvimento de modelo dinâmico do trem de potência de turbina hidrocinética com um grau de liberdade.
Turbina hidrocinética; componentes; modelo matemático.
Numa região muito rica em recursos naturais, a região amazônica, principalmente em localidades afastadas, enfrenta dificuldades em relação ao acesso a energia elétrica convencional, a baixa densidade populacional e as dificuldades de logística contribuem diretamente com essa triste realidade. Neste contexto as turbinas hidrocinética (THC’s) apresentam-se como uma alternativa de fonte de energia elétrica viável para locais isolados, além de ser um sistema de fácil instalação, não poluente e de baixo impacto ambiental. Em busca da otimização de THC’s com transmissão por sistema planetário de engrenagens são analisados vários aspectos do seu comportamento através de um modelo matemático e dinâmico governado pela segunda lei de Newton que é aplicado ao conjunto rotor-sistema multiplicador de velocidades-gerador também faz-se uma analogia com a performance de uma turbina com transmissão por correia. Estende-se ainda uma análise acerca das frequências naturais do sistema comparando-se com a frequência de operação da máquina com o intuito de evitar a fenômeno da ressonância. Os resultados numéricos mostram que o modelo matemático é coerente quando comparado com os resultados do modelo experimental. Estabelecendo uma analogia entre esse tipo de turbinas com outra de transmissão por correia conclui-se que a com sistema planetário de transmissão apresenta, numericamente, melhores resultados do que a com correias e polias.