Análise Experimental da Combustão Utilizando Misturas Ternárias de Etanol-Biodiesel-Diesel em Grupos Geradores a Diesel.
Biocombustível; Etanol anidro; Diesel comercial (S-10); Grupo gerador diesel.
O aumento dos preços dos combustíveis derivados do petróleo nos últimos anos e os crescentes embargos econômicos sofrido em um dos principais exportadores de petróleo para o mundo devido a diversos fatores inclusive a guerra, que gerou desabastecimentos e prejuízos em países que direta ou indiretamente necessitam desses polos petrolíferos, demonstra cada vez mais a fragilidade em depender de produtos e combustíveis fósseis. Em contrapartida, os biocombustíveis, que são produzidos a partir de matérias-primas renováveis, surgem como forma de substituição total ou parcial dos combustíveis fósseis. Em máquinas que utilizam motores de combustão interna (MCI) diesel, como grupo geradores e veículos de grande porte, o uso de biodiesel, mistura de diesel com porcentagens de óleos vegetais, é uma realidade para desafogar o consumo de combustível de origem fóssil, diversos estudos comprovam vantagens na utilização dessas misturas, como redução nas emissões de gases poluentes, consumo específico e aumento na eficiência. Outra opção, é a mistura de outros biocombustíveis a essa mistura binária, como por exemplo o álcool, tendo como objetivo melhorar ainda mais as propriedades do biodiesel além de ajudar a impulsionar o cenário socioeconômico nacional. Nessa perspectiva, este estudo tem como propósito a investigação dos efeitos na utilização de etanol-biodiesel-diesel em MCI, bem como analisar os parâmetros de combustão e parâmetros energéticos. Para este procedimento técnico experimental, foi utilizado um grupo-gerador diesel, monocilíndrico, quatro tempos, a rotação de constante com 79% da carga de operação, e nele estando instalado sensores da AVL de pressão e rotação instalados no eixo do virabrequim e no interior do cilindro, respectivamente para obtenção da curva de pressão, taxa de liberação de calor e temperatura no interior do cilindro. O grupo gerador foi instrumentado com diversos outros sensores, dentre eles de temperaturas, vazão mássica de ar, assim como uma balança de precisão para verificar a vazão mássica de combustível consumida pelo motor durante os ensaios. Os combustíveis utilizados foram diesel comercial S10 e misturas com 1%, 2% e 3% de etanol anidro ao diesel, além da pressão de injeção alterada para uma mistura apenas. Os resultados obtidos durante os testes mostraram que em aproximadamente 79% da carga, houve uma diminuição na eficiência e aumento no consumo específico de combustível, além de uma elevação no atraso de ignição, aumento na duração da combustão, diminuição da pressão e taxa de liberação de calor conforme o aumento na porcentagem de etanol.