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Banca de DEFESA: SELMA LIDIA AZEVEDO LOBATO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SELMA LIDIA AZEVEDO LOBATO
DATA: 27/04/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 112/PGITEC/UFPA
TÍTULO:

Análise dinâmica de uma ponte ferroviária em concreto protendido com um vão metálico.


PALAVRAS-CHAVES:

Ponte ferroviária; método de subespaço estocástico; análise dinâmica; análise paramétrica; método dos elementos finitos.


PÁGINAS: 186
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Neste trabalho são apresentados os resultados da análise modal, experimental e numérica para uma ponte ferroviária sob o rio Mearim. Por se tratar de uma estrutura mista, foram analisados 02 trechos isoladamente da ponte, a saber, um trecho em concreto protendido e um trecho de estrutura treliçada metálica. Foram realizadas análises paramétricas para reconhecimento do impacto de algumas variáveis no comportamento dinâmico da estrutura, além disto, foram realizados ensaios de campo e em laboratório para obter as propriedades do material e registrar às repostas obtidas devido à passagem de trem. É válido ressaltar que além da passagem de trem de minério carregado e descarregado, foram registrados ensaios quando a ponte foi submetida a outros carregamentos como locomotiva, trem de passageiro, auto de linha e vento. Avaliada todas estas informações, foram realizados os ajustes numéricos e determinadas as formas modais predominantes para esta estrutura.

Para elaboração do modelo numérico foi utilizado o aplicativo SAP2000. Para identificação inicial dos modos que poderiam ser detectados em ensaios de campo e assim definir o posicionamento de acelerômetros na ponte, foi utilizado o Fator de Participação de Massa Modal. Para identificação dos modos foi utilizado o método de identificação estocástica SSI-COV e aferição dos modos entre modelo experimental e numérico foi utilizado o MAC. É válido ressaltar que foram elaborados 02 tipos de modelagem para o trecho protendido, a saber, modelo com elemento tipo barra e modelo com elemento tipo sólido, com o objetivo de conhecer quais as vantagens e desvantagens de utilizar estes modelos para identificação de modos para este tipo de ponte ferroviária.

Observou-se que a massa do trem impacta significativamente nas formas modais da ponte e que é possível determinar e aferir as formas modais com a excitação do tipo vento. Notou-se também que sendo uma estrutura rígida e complexa, obteve-se 04 formas modais distintas de 1 até 16 Hz. A modelagem numérica com elemento tipo sólido apresentou maior vantagem em relação ao modelo numérico do tipo barra ao detectar modos adicionais como o 1º modo de torção.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1443995 - GUSTAVO DA SILVA VIEIRA DE MELO
Interno - 2144874 - LEONARDO DANTAS RODRIGUES
Externo ao Programa - 2012945 - MARCELO DE SOUZA PICANCO
Presidente - 326578 - NEWTON SURE SOEIRO
Notícia cadastrada em: 27/04/2017 08:57
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