Avaliação da Junta Soldada em Alumínio por Fricção Linear com Adição Nióbio e Nanotubos de Carbono.
Soldagem; Nanotubos de carbono; Alumínio; Nióbio; Friction Stir Welding; Microdureza; Ensaio de tração.
Este trabalho apresenta um estudo sobre adição do nióbio com granulometria de 200 e 400 mesh e nanotubos de carbono em chapas de alumínio pelo processo Friction Stir Welding (FSW), buscando aumentar a resistência mecânica nas juntas soldadas. A relevância de tal pesquisa advém de o fato do Nióbio apresentar excelentes propriedades como resistência à altas temperaturas, corrosão, boas propriedades mecânicas e características de supercondutor quando combinado com determinadas ligas. Os nanotubos de carbono são um promissor reforço de matriz em nanocompósitos, possui alta anisotropia térmica e elétrica, alta resistência a tração e boa estabilidade química. O Nióbio metálico foi cominuído em pó para uma melhor inserção na junta soldada. A técnica operatória de soldagem utilizada foi o deslocamento da ferramenta com tecimento para melhorar a mistura do pó de nióbio com alumínio do metal de base. Após a soldagem foi realizado a metalografia na seção transversal onde observou-se uma boa mistura do nióbio e nanotubos de carbono no metal soldado. Além disso, foi analisado os resultados dos ensaios de microdureza, tração e sua microestrutura através do microscópio eletrônico de varredura (MEV), assim como composição química com EDS. Os resultados mostraram que a adição de nióbio e Nb/NTC melhorou as propriedades mecânicas, tanto da dureza quanto a resistência à tração e ocorreu uma boa homogeneidade na solda causando uma menor presença de descontinuidades.