Curvas TRC de aços de trilhos ferroviários: Dilatometria, microestrutura e microdureza.
Trilhos ferroviários; Aços perlíticos; Transformação por resfriamento contínuo (CCT); Dilatometria.
Os trilhos são um dos elementos principais de uma ferrovia, o qual, suporta toda a carga dos veículos através do contato roda-trilho, submetendo o material a condições críticas de operação. Durante o processo de união dos trilhos, na construção das vias, realizado principalmente pela soldagem por centelhamento (Flash Butt Welding - FBW), ocorrem alterações estruturais e mecânicas decorrentes dos ciclos térmicos do processo, denominada de Zona Afetada pelo Calor (ZAC), por conta disso, tratamentos térmicos têm sido utilizados a fim de melhorar as propriedades dessa região. No entanto, as informações necessárias para a realização adequada do ciclo térmico para tratamento de cada trilho, após o processo de soldagem, contidas em diagramas de transformação de fases por resfriamento contínuo (TRC), ainda são restritas. Este trabalho tem como objetivo fornecer subsídios necessários para melhorar os tratamentos térmicos, visando a melhor compreensão entre decomposição, microestrutura e propriedade dos aços perlíticos usados na fabricação de trilhos ferroviários, através de diagramas de transformação por resfriamento contínuo obtidos por ensaios de dilatometria, caracterização microestrutural e microdureza. Os resultados mostraram que a técnica dilatométrica com o auxílio da metalografia e microdureza, forneceram dados suficientes para propor o melhor ciclo térmico e obter uma microestrutura perlítica e dureza similar ao do metal de base (MB).