INFLUÊNCIA DOS NANOTUBOS DE CARBONO NA MATRIZ DE AÇO AISI 304L INCORPORADOS ATRAVÉS DE SOLDAGEM A ARCO ELÉTRICO.
Nanocompósito, Nanotubos de Carbono, Aço inoxidável 304L, P-GTAW.
O uso de revestimentos com alta resistência ao desgaste é amplamente estudado como solução para o problema de cavitação em turbinas hidráulicas, sendo os de melhor desempenho as ligas a base de cobalto, porém esses materiais possuem alto custo de fabricação e manutenção. Por outro lado, as excelentes propriedades mecânicas, elétricas e estruturais dos Nanotubos de Carbono (NTC) conferem a ele grande potencial de reforço em materiais compósitos. O presente trabalho pretende fabricar um revestimento nanoestruturado formado com nanotubos de carbono de paredes múltiplas e aço inoxidável AISI 304L, e avaliar suas modificações microestruturais e propriedades mecânicas. Os NTC foram tratados com peróxido de hidrogênio e caracterizados por meio de DRX, Espectroscopia Raman e MEV. Confeccionaram-se varetas tubulares com fluxo interno nanoestruturado. O processo de soldagem usado para a fabricação dos revestimentos foi o P-GTAW. As caraterísticas microestruturais foram avaliadas via MO, DRX, MEV, EDS e EBSD. A resistência à erosão por cavitação dos materiais foi determinada segundo a norma ASTM G32 e a microdureza através do ensaio Vickers. Após a incorporação de NTC o nanomaterial apresentou variações microestruturais com a formação de microcontituinte interdendrítico altamente composto de cromo, além da redução do tamanho de grão cerca de 47%. Os resultados mostram que as propriedades mecânicas do nanocompósito AISI 304L/NTC incrementaram-se, com aumento de microdureza superficial em torno de 45%. O nanomaterial exibiu excelente resistência à erosão por cavitação com redução de perda de massa acumulada em torno de 67% em comparação ao revestimento AISI 304L.