Obtenção de modelo matemático para a manutenção do ruído de tráfego veicular em Belém-PA.
Ruído de tráfego, modelos matemáticos, níveis estatísticos, nível equivalente de ruído.
Devido a rápida e desorganizada expansão das cidades brasileiras, a poluição sonora se tornou cada vez mais presente na vida dos cidadãos. Neste cenário, pode-se destacar o aumento do tráfego veicular como fator agravante, tornando necessário o desenvolvimento de estudos para análise de ruído. Assim, tomando como objeto de estudo uma movimentada avenida de Belém-PA, selecionou-se 6 pontos para medição dos níveis estatísticos ( L10, L50 e L90) e do nível equivalente de pressão sonora (Leq ), para o desenvolvimento de modelos matemáticos para predição destes níveis de pressão sonora, a partir da utilização das técnicas estatísticas de regressão linear, e a análise da validade destes modelos para outras vias do município. Concluiu-se que os modelos obtidos apresentaram boa precisão, conseguindo até representar satisfatoriamente outras vias que mantêm um padrão semelhante ao da via em foco.