Banca de QUALIFICAÇÃO: JOINER DOS SANTOS SA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOINER DOS SANTOS SA
DATA: 15/08/2024
LOCAL: GOOGLE MEET

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CENÁRIO DE SMART CAMPUS AMAZÔNICO: UM ESTUDO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, MOBILIDADE URBANA E AMBIENTAL

Aprendizado de Máquina; Mobilidade Inteligente; Campus Inteligente; Mobilidade Urbana; IoT.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

A presente proposta de tese visa aplicar técnicas de Inteligência Artificial (IA) em um cenário de smart campus amazônico para investigar e aprimorar a eficiência energética, a mobilidade urbana e a gestão ambiental, com foco na Universidade Federal do Pará (UFPA). A transformação de ambientes universitários em campi inteligentes é uma tendência crescente, impulsionada pela utilização de redes de sensores de IoT para a coleta de dados em tempo real. Este cenário exige novas soluções de banco de dados, software e IA para apoiar a tomada de decisões. A pesquisa é justificada pela carência de estudos aprofundados sobre mobilidade inteligente, eficiência energética e gestão ambiental no contexto amazônico, e pela ausência de ferramentas que concentrem e analisem dados dos perfis dos usuários no campus da UFPA. Além disso, destaca-se a importância de entender como o uso eficiente de recursos energéticos e a gestão ambiental podem melhorar a experiência e a qualidade de vida dos usuários no campus. Os objetivos específicos da tese incluem a modelagem de um banco de dados para armazenar informações relevantes, a sugestão de rotas personalizadas baseadas no histórico de viagens dos usuários, e a análise de aspectos socioeconômicos para definir perfis detalhados. Serão aplicados questionários para medir o humor dos usuários, analisando como suas atividades influenciam suas emoções, e identificados padrões nas atividades diárias para propor melhorias na infraestrutura, eficiência energética e segurança do campus. As contribuições esperadas deste trabalho incluem a implementação de uma solução eficiente e inteligente para a mobilidade urbana no campus, a definição de perfis de usuários com base em dados socioeconômicos e emocionais, e o desenvolvimento de um sistema de alerta e rotas seguras. Estas contribuições visam impactar positivamente a eficiência, segurança e experiência dos usuários em um ambiente de campus inteligente na região amazônica. Os resultados preliminares incluem a proposta de modelagem de um banco de dados relacional para o armazenamento de dados de rotas de modais, informações socioeconômicas, emocionais e de mobilidade dos usuários. Além disso, foi desenvolvida uma versão inicial do software móvel de mobilidade inteligente, que permite a coleta dos dados para futuras análises.

Externo ao Programa - 2334541 - DANIEL DA CONCEICAO PINHEIRO
Externo ao Programa - 2132054 - FABRICIO DE SOUZA FARIAS
Interno - 1927644 - FABRICIO JOSE BRITO BARROS
Presidente - 2522772 - JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARAUJO