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Banca de DEFESA: ANDRÉ LUCAS PINHO FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ LUCAS PINHO FERNANDES
DATA: 28/05/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia - ITEC
TÍTULO:

Avaliação Técnico Econômica de Arquiteturas de Rádio Acesso Centralizado para Transporte Front e Backhaul em Cenários 5G Indoor.


PALAVRAS-CHAVES:

5G, fronthaul, backhaul, rádio acesso centralizado (CRA), implantação de rede indoor, rede óptica passiva (PON), Markov, proteção, confiabilidade, custo total de propriedade (TCO).


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

A quinta geração (5G) de sistemas de comunicação móvel é o elemento-chave de uma sociedade que está se tornando cada vez mais interconectada e digitalizada. Futuras aplicações em setores sociais e industriais exigirão das redes 5G os mais altos padrões de capacidade, disponibilidade e confiabilidade. Atualmente, a maior parte do tráfego móvel é gerado em ambientes indoor, de forma que soluções de rádio acesso centralizado (CRA) com fronthaul baseado em enlaces óticos e/ou metálicos têm emergido como alternativas para prover capacidade para esses ambientes. Para garantir conexões de alta velocidade entre as CRAs indoors e o núcleo da rede, a adoção de infraestrutura backhaul baseada em redes ópticas passivas (PONs) se apresenta como alternativa viável, uma vez que compartilham fibras entre premissas e fornecem grande capacidade com um custo reduzido. No entanto, o compartilhamento de equipamentos em PONs e as demandas de disponibilidade e confiabilidade esperadas para o 5G podem requerer a implantação de esquemas de proteção responsáveis em garantir continuidade de serviço em caso de falhas de componentes na rede. A partir deste contexto, este trabalho apresenta uma análise técnica e econômica para alternativas fronthaul em redes CRA e para esquemas de proteção de backhaul baseado em PON. Para viabilizar a análise foi desenvolvido um modelo de avaliação, o qual é baseado em previsão de tráfego, dimensionamento geométrico do cenário e modelagem dos custos baseado no conceito de recompensas de Markov. Para este trabalho, a simulação de Monte Carlo foi adotada para obtenção do tempo permanência em cada estado da cadeia Markov associada à sua operação da rede e suas falhas. Além disso, foram analisados dois casos de implementação para o fronthaul, isto é, um totalmente indoor e um em tanto indoor quanto outdoor. No primeiro caso, soluções fronthaul baseadas em cabos Ethernet de quatro pares (Cat5, Cat6 e Cat7) foram avaliadas, considerando-se implantação hibrida com fibra ótica usando o protocolo de transmissão fibre channel ou implantação puramente metálica com o uso da tecnologia do modo de transmissão fantasma. No segundo caso, uma solução fronthaul híbrida de cabo coaxial e fibra ótica foi avaliada. As análises de esquemas de proteção do backhaul baseado em PONs foram realizadas a partir da premissa do uso de um fronthaul totalmente indoor e a utilização de diferentes arquiteturas PON, isto é, básica (desprotegida), protegida no nível de alimentação, protegida no nível de alimentação e no terminal de linha ótica (OLT), protegida no OLT e em ambos os níveis (alimentação e distribuição). Os resultados obtidos indicam os seguintes aspectos: O modo de transmissão fantasma pode aumentar a viabilidade econômica de uma CRA com fronthaul metálico para implantação totalmente indoor; a utilização de esquemas proteção em um backhaul baseado em PON pode atender os requisitos de disponibilidade do 5G a um custo aceitável; e o uso de rede hibrida de fibra ótica e cabo coaxial pode ser uma alternativa viável em termos econômicos para o fronthaul de uma CRA implantado em ambientes indoors e outdoors.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE MENDES CAVALCANTE
Interno - 1809092 - CLAUDOMIRO DE SOUZA DE SALES JUNIOR
Externo ao Programa - 2132054 - FABRICIO DE SOUZA FARIAS
Interno - 1927644 - FABRICIO JOSE BRITO BARROS
Presidente - 2153181 - JOAO CRISOSTOMO WEYL ALBUQUERQUE COSTA
Notícia cadastrada em: 18/04/2019 10:09
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