SISTEMA DE APRENDIZAGEM USANDO MÉTODO ATIVO E GAMIFICAÇÃO PARA DISCIPLINAS DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO
metodologias ativas, educação em computação, gamificação, aprendizagem baseada em problemas.
O aprendizado ativo (AL) requer que os alunos façam mais do que apenas ouvir e fazer anotações, o aluno assume uma postura mais ativa, ele resolve problemas, desenvolve projetos e cria oportunidades para a construção de conhecimento. O professor, nesse cenário, será o orientador, motivador e facilitador da ação educativa. Métodos Ativos e Gamificação (uso de elementos de design de jogos em configurações fora do jogo) têm sido usados para aumentar o engajamento dos alunos nas atividades de aprendizagem, onde os mesmos são atraídos pelo seu trabalho, persistem em suas atividades acadêmicas apesar dos desafios e obstáculos, e sentem prazer em realizá-los. Neste estudo, busca-se conhecer quais os resultados do uso associado de AL e Gamificação, através da pratica de compartilhamento de Listas de Exercícios em um sistema de aprendizagem colaborativa, onde os alunos tem como atividades desenvolver questões e/ou problemas, corrigir as respostas de seus colegas, e responder as questões e/ou problemas de outros alunos, contribuindo assim para um ambiente com mais generosidade intelectual, e melhor dinâmica de ensino-aprendizagem. O estudo de caso será realizado em disciplinas de computação dos cursos de graduação em Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica. E a avaliação dos resultados será feita mediante comparação do desempenho acadêmico entre os alunos que usaram o método e o grupo de controle.