UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ATIVOS NA TRANSFORMAÇÃO DE UM PRÉDIO UNIVERSITÁRIO EM UM EDIFÍCIO DE ENERGIA ZERO: ESTUDO DE CASO DA BIBLIOTECA CENTRAL
Geração Distribuída, Sistema Fotovoltaico, Flexibilidade de Geração, Autoconsumo, NZEB, Edifícios Públicos
Esta trabalho propõe uma avaliação energética da transformação de um edifício universitário em um Edifício de Energia Zero (EEZ), por meio da utilização de métodos ativos, como os sistemas fotovoltaicos (SF), e apresenta sua aplicação na forma de um estudo de caso. O objetivo deste estudo foi analisar o balanço energético entre a carga da Biblioteca Central da UFPA, o SF, o sistema de distribuição e o sistema de armazenamento, visando a autonomia energética da carga. Os resultados se apresentaram satisfatórios para os diferentes cenários criados pela variação da carga, de acordo com o calendário da universidade, e pela intermitência da geração fotovoltaica, devido à variação da fonte solar. O uso do sistema fotovoltaico permitiu gerar o suficiente para suprir maior parte da carga do edifício, porém apenas 53% dessa energia seria capaz de beneficiar o edifício, pois o excedente gerado foi utilizado para o atendimento de outras cargas da universidade. Dessa forma, a utilização do sistema de armazenamento a permite um maior aproveitamento da energia do SF gerada na edificação.