Geração de tarefas de ensino adaptadas através de algoritmos bio-inspirados para crianças em fase inicial da alfabetização
Geração de tarefas, Procedimento Matching-to-Sample, Dificuldade adaptada, Algoritmos bio-inspirados, Softwares de aprendizado, Ensino da leitura
Avanços em sistemas de aprendizagem ao longo das últimas duas décadas permitiram o desenvolvimento de tecnologias que auxiliam no engajamento de alunos. Embora esses sistemas possam usar procedimentos comportamentais para melhorar as habilidades em leitura, melhores resultados para cada aluno são obtidos na elaboração manual do conjunto de tarefas por um especialista educacional; todavia, o uso de um processo manual acaba acarretando demasiado tempo, esforço e subjetividade para a criação das tarefas. Adicionalmente, mesmo com o auxílio de processos computacionais, a geração automática pode ser inviável devido ao alto espaço de busca das possíveis combinações de tarefas. Essa complexidade aumenta ao considerar a adaptação da dificuldade ao conhecimento do aluno, seguindo um fluxo de ensino e mantendo tarefas diversificadas para o estudo. A presente Tese apresenta um novo método para gerar tarefas de ensino do procedimento Matching-to-Sample, adaptando suas dificuldades através de meta-heurísticas de otimização bio-inspiradas. Experimentos demonstraram uma melhor convergência dos algoritmos genéticos para este domínio, sendo que foram capazes de gerar tarefas em um nível de dificuldade adaptadas aos alunos e de acordo com pré-testes e configurações de atributos das tarefas definidas por psicólogos comportamentais. Como estudo de caso, as tarefas foram aplicadas a um grupo de alunos em estágios iniciais da alfabetização, obtendo efeitos satisfatórios no processo individual de aprendizagem. Adicionalmente, com o objetivo de apresentar as tarefas de ensino as crianças, foram implementados dois softwares interativos de aprendizagem, via um jogo digital e por um sistema web, onde o uso do jogo digital com características lúdicas demostrou aceitação superior no uso de tarefas de ensino adaptadas para crianças em fase inicial da alfabetização.