AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM PROGRAMA DE FORMAÇÃO MASSIVA UTILIZANDO TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOS.
PROCESSO DE APRENDIZAGEM, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRNDIZAGEM, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, FORMAÇÃO MASSIVA, MINERAÇÃO DE DADOS
COM A EVOLUÇÃO DA APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO SISTEMA EDUCACIONAL FOI FOMENTADO O SURGIMENTO DE NOVOS MÉTODOS, TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS QUE FAVOREÇAM A APRENDIZAGEM ATIVA, PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CURSOS E SUPORTE PARA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES NO PROCESSO EDUCACIONAL, SEJAM PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA. OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVAS) TORNARAM-SE FUNDAMENTAIS À CONDUÇÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS, PROPICIANDO A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E PERMITINDO A FORMAÇÃO CONTINUADA, ALÉM DE GERAR GRANDES VOLUMES DE DADOS A RESPEITO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. TER INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA OS EDUCADORES E ALUNOS, UMA VEZ QUE PERMITE APOIAR A TOMADA DE DECISÃO E REFLEXÃO SOBRE AS METODOLOGIAS APLICADAS NO ENSINO, CONTEÚDO UTILIZADO E DESEMPENHO DOS ALUNOS. NESTE SENTIDO, ESTA PESQUISA PROPÕE METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ALUNOS DE PROGRAMA DE FORMAÇÃO MASSIVA UTILIZANDO TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOS. A METODOLOGIA PROPOSTA CONSIDERA IDENTIFICAR ATRIBUTOS GENERALIZÁVEIS A SEREM UTILIZADOS PARA REALIZAÇÃO DE INFERÊNCIAS RELACIONADAS AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES E CORRELACIONANDO COM ASPECTOS SOCIAIS ATRAVÉS DE ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DE RESULTADOS. ESSA METODOLOGIA FOI DESENVOLVIDA USANDO AMBIENTE HÍBRIDO DE APRENDIZAGEM VALORIZANDO A DIVERSIDADE NESTE PROCESSO. UTILIZARAM-SE TÉCNICAS DE CLASSIFICAÇÃO, AGRUPAMENTO E REGRAS DE ASSOCIAÇÃO NA METODOLOGIA PROPOSTA. VERIFICARAM-SE OS RESULTADOS OBTIDOS E POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS.