Eficiência Energética em Redes Sustentáveis: Uma Avaliação baseada em redes Small Cells e Backhaul
Mobile Backhaul, Energy Efficiency, Small Cells, Traffic Model
A utilização de Small Cells em redes móveis (seja 3G, 4G e futuramente 5G) para tráfego indoor tem sido considerada como a melhor solução para suprir o crescimento do tráfego móvel, devido reduzir o consumo de energia da rede e pelas altas capacidades. Por outro lado, o aumento da quantidade de small cells implantadas implica na ampliação da rede backhaul, que aumenta o consumo de energia na rede e ameaça os ganhos das small cells nesse tópico. Uma alternativa para evitar esse crescimento sem precedentes é a escolha da determinada arquitetura backhaul que melhor se adequa ao crescimento da demanda de tráfego e garante cobertura todo o tempo em qualquer lugar. Nesta dissertação é proposto um conjunto de modelos matemáticos para predição da demanda de tráfego em função do tipo de cidade e para a implantação da rede móvel e backhaul. Através dos resultados, são analisados os segmentos do backhaul (Cell Site, Hub Site e Central Office) das arquiteturas Fiber-to-the-Building, Fiber-to-the-Curb e Fiber-to-the-Home em redes small cells, do tipo femtocell convencional, em consumode energia em função do crescimento da demanda de tráfego pelos usuários. Neste trabalho, constatou-se que o principal gargalo energético do backhaul se encontra no segmento Cell Site. Contudo, empregando arquiteturas e equipamentos mais eficientes, como femtocell wireless over cable, no segmento Cell Site pode-se reduzir significativamente o consumo total de energia no backhaul.