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Banca de DEFESA: JONATHAN MUNOZ TABORA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATHAN MUNOZ TABORA
DATA: 19/02/2020
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do Centro de Excelência em Eficiência em Energética da Amazônia - CEAMAZON
TÍTULO:

IMPACTO DE HARMÔNICOS DE TENSÃO NA TEMPERATURA E DESEMPENHO DE MOTORES ELÉTRICOS CLASSES IE1, IE3 E IE4


PALAVRAS-CHAVES:

Motores elétricos, Distorção harmônica de tensão, Classes de eficiência, Distorção harmônica total de corrente, Temperatura em motores elétricos, Modelos de Temperatura para motores elétricos


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

A introdução de novas tecnologias, assim como a melhoria de materiais e processos, contribuiu para acelerar o crescimento da eficiência dos motores elétricos de indução (Induction Motors, IM). Atualmente no mercado é possível observar o funcionamento de IM das classes de IE3 e IE4, bem como menores eficiências, da mesma forma que propostas para IM classe IE5 estão sendo desenvolvidas. Esta dissertação visa mostrar o impacto das harmônicas de tensão de 2ª, 3ª, 5ª e 7ª ordem, na temperatura e desempenho de motores elétricos classes IE2, IE3 e IE4, sendo o último um motor híbrido de imãs permanentes e gaiola de esquilo (Line Start Permanent Magnet Motor, LSPMM´s). As medições foram divididas em duas etapas, primeiro alimentando cada um dos motores com tensões sem distorção e logo inserindo cada uma das harmônicas de forma individual e combinada em porcentagens de 2% até atingir um 25%. Os resultados mostraram que melhores classes de eficiencia apresentam melhoras consideráveis em relação a consumo, temperatura e ruído, porém mostrando também características não lineares, com foi o caso do motor híbrido classe IE4. Também é presentado como a presença de harmônicas individuais nos motores elétricos, resulta na aparição de outras harmônicas, de acordo com a porcentagem de distorção presente. Finalmente e visando prever a variação da temperatura em relação à porcentagem de distorção, modelos que representassem esse comportamento foram criados, os quais presentam boas estimações da variação da temperatura e a porcentagem de distorção inserida no motor.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS APARECIDO FERREIRA
Externo ao Programa - 326263 - EDSON ORTIZ DE MATOS
Presidente - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES
Interno - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Notícia cadastrada em: 28/01/2020 13:28
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