TRANSPORTE ELETRÔNICO VIA TUNELAMENTO EM SISTEMAS 1D E QUASE-1D COM ELETRODOS DE CARBONO
Transporte Eletrônico, Junções Moleculares, Tunelamento, Sistemas 1D, Sistemas Quasi-1D.
A pesquisa na área da nanotecnologia e nanoeletrônica tem despertado muito interesse no âmbito científico e, principalmente nas últimas décadas muitos esforços foram feitos com o objetivo de alcançar o desejado controle em nı́vel atômico e molecular sobre os processos industriais, como fabricação/design de dispositivos moleculares, miniaturização e/ou flexibilidade de equipamentos eletrônicos. Dentro dos estudos nesses campos de pesquisa destacam-se os alótropos de carbono como, por exemplo, os nanotubos de carbono (NTC), que são estruturas cilı́ndricas obtidas a partir do enrolamento de uma folha de grafeno e o carbyne, que é formado por uma cadeia linear de átomos de carbono. Tais estruturas apresentam grande diversidade de aplicações devido às suas propriedades eletrônicas. Assim, este trabalho, tem como proposta realizar uma investigação teórica de transporte eletrônico via tunelamento através de junções moleculares unidimensionais (1D). A primeira junção consiste de um átomo central de sódio na região central e fios de carbyne como eletrodos. A segunda é uma junção quasi-unidimensional (quasi-1D) e é composta por eletrodos de nanotubos de carbono de parede única (NTCPUs) fechados nas extremidades e novamente um átomo de sódio na região central, sendo que em ambos os sistemas (1D e quasi-1D) não há ligação efetiva entre o átomo central e os eletrodos. Para obter os resultados foi empregada a Teoria do Funcional da Densidade combinada com o formalismo da Função de Green de Não-Equilı́brio. Os resultados obtidos como: curva de corrente-tensão, condutância diferencial, transmitância, densidade de estados e canais de condução, mostram que o átomo de sódio afeta significativamente as propriedades de transporte eletrônico e a comparação dos resultados obtidos para as junções estudadas com os dos sistemas 1D e quasi-1D sem o átomo de sódio na região central podem ratificar tais resultados. Logo, os resultados mostram que as propriedades de transporte são afetadas diretamente pela geometria molecular dos sistemas e tal fato pode auxiliar na fabricação de futuros dispositivos moleculares.