Transporte Eletrônico e seus Efeitos Inelásticos em Alótropos de Carbono Dopados
Transporte eletrônico, Phagrafeno, Resistência diferencial negativa
Neste trabalho é reportado a investigação teórica das propriedades do transporte eletrônico elástico e contribuições inelásticas de um dispositivo formado por um novo alótropo bidimensional do carbono chamado Phagrafeno, na conformação intrínseca e dopada com heteroátomos via método hibrido da Teoria do Funcional Densidade (DFT) e da função de Green de não equilíbrio (NEGF). Com esta metodologia foi possível evidenciar as curvas IV e de condutância diferencial do dispositivo, bem como, a probabilidade de transmissão nos principais canais de tunelamento, a densidade de estados no transporte e a espectroscopia de tunelamento inelástico (IETS). Nossos resultados revelaram um comportamento condutor, com canais de condução mais simétrico e de maior probabilidade de condução na configuração zigzag, e assimétrica nos autocanais para um transporte através das bordas do dispositivo na configuração armchair, além de uma aparente barreira para transmissão na altura da dopagem em ambos. Foi observado um aumento na condução com a dopagem em ambas conformações de borda em relação ao dispositivo intrínseco, com um sutil comportamento de resistência diferencial negativa (NDR). O IETS corroborou o indicativo das inflexões na condutância e mostrou que o tunelamento no dispositivo é majoritariamente elástico.