O DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO EMPÍRICA DE UM SIMULADOR EDUCACIONAL PARA O APOIO AO ENSINO DE ECG BASEADO NA ORIENTAÇÃO ESPACIAL DO CORAÇÃO
ECG, Eletrofisiologia, Software Educacional, ensino auxiliado por computador, simulação por computador
O eletrocardiograma (ECG) é um dos procedimentos de diagnóstico mais utilizados na medicina, e assim é essencial que os alunos de graduação médica aprendam a interpretá-lo corretamente enquanto eles ainda estão treinando. Naturalmente, eles passam pelo aprendizado clássico (por exemplo, palestras e discursos). No entanto, eles geralmente não são treinados eficientemente na análise de resultados de ECG. A este respeito, metodologias como outras ferramentas de suporte educacional na prática médica, como o software educacional, devem ser consideradas uma abordagem valiosa para fins de treinamento médico. Esta proposta de tese tem como objetivo desenvolver um simulador e avaliar empiricamente sua eficácia educacional (learning effetiveness) e a percepção dos alunos em relação a motivação e a aprendizagem. O simulador permite o ensino experiencial, de forma que os alunos podem manipular a orientação espacial do coração, possibilitando que os mesmos visualizem as projeções dos vetores elétricos cardíacos nas derivações e verifiquem as repercussões no comportamento das respectivas ondas no ECG. Será aplicado técnicas de inteligência computacional nos dados obtidos das avaliações de treinamento e aprendizagem, para tentar identificar quais fatores influenciam no processo cognitivo de aprendizagem através da correlação dos dados. Nos realizamos uma revisão sistemática da literatura e não foi identificado nenhum simulador com esta finalidade.