ABORDAGEM DE LEITURA DE TEXTO EM IMAGENS PROVENIENTES DE REDES SOCIAIS PARA GANHO EM DISPONIBILIDADE DE DADOS
Disponibilidade, OCR, Tesseract, Análise de Redes Sociais
Este trabalho tem como objetivo propor uma mudança metodológica no processo de análise de sentimentos em redes sociais, baseado na inclusão de texto obtido de imagens provenientes das próprias redes socias. O processo de análise de sentimento é de fundamental importância para a inteligência de mercado, a análise de redes sociais, a análise de produtos, para os procesos de CRM e SCRM, uma vez que estes são tendências de mercado utilizadas por grande empresas, que acabam portanto, auxiliando na atração de incentivos financeiros e motivando a pesquisa. O modelo proposto neste trabalho tem sua importância fundamentada na disponibilidade de dados, que tem se tornado cada vez mais restrita, graças a utilização de API's, que são as interfaces de gerenciamentos de acesso aos dados onde, de várias maneiras diferentes, cada rede social limita a consulta de dados, seja por tipo de dado, quantidade coletada ou janela de coleta. Esta pesquisa tem a pretensão de provar, por eio de estudos de caso, que existe ganho de dado e de informação para o processo de análise de sentimentos ao incluir dados textuais proveniente de imagens.