SIMULAÇÃO DE ENSAIO DE IMPULSO ATMOSFÉRICO EM TRANSFORMADORES DE BAIXA INDUTÂNCIA UTILIZANDO CIRCUITO GLANINGER E PROGRAMA ATP PARA O LABORATÓRIO DE EXTRA ALTA TENSÃO DA UFPA
Alta tensão, Transformadores, Baixa Indutância, Impulsos de Tensão, Impulsos atmosféricos, Circuito Glaninger, Laboratório de Extra Alta Tensão da UFPA, programa ATP, Simulação, Ajuste do tempo de cauda.
Uma das maiores dificuldades observadas em laboratórios de alta tensão é o ajuste da forma de onda do impulso de tensão a ser utilizado nos ensaios. Esta dificuldade deve-se ao fato de que, na maioria das vezes, não se conhece a capacitância do objeto sob ensaio, não sendo possível realizar um cálculo exato dos parâmetros a serem utilizados no gerador de impulsos. Nos casos de ensaios em transformadores, estas dificuldades aumentam visto que, além da capacitância inerente da sua isolação, há também uma contribuição de indutância ao circuito de ensaio, proveniente de seus enrolamentos. Isto dificulta ainda mais a obtenção de uma forma de onda normalizada, de acordo com a norma NBR IEC 60060-1. A presente Dissertação de Mestrado apresenta e avalia metodologias que permitam a realização de ensaios normatizados de impulso de tensão em transformadores com baixas indutâncias, comuns nos sistemas de energia elétrica. Serão destacados os resultados obtidos com a inserção de um circuito Glaninger, comparado com a metodologia baseada no aumento da resistência paralela total do circuito em teste. As simulações computacionais são realizadas com o auxílio do programa ATP (Alternative Trasient Program), utilizando parâmetros reais dos equipamentos de alta tensão do Laboratório de Extra Alta tensão da Universidade Federal do Pará (LEAT). Através da introdução de um circuito Glaninger devidamente adaptado, apresenta-se a solução para o problema de deformação da forma de onda padronizada de impulso que acontece em ensaios de transformadores, com critérios estabelecidos pelas normas vigentes.