Uma Metodologia para Acompanhamento e Monitoramento de Intervenções de Formação baseada em Análise e Mineração de Redes Sociais
Análise e Mineração de Redes Sociais, Intervenções de Formação, Cursos de Formação a Distância, Telecentros, Países em Desenvolvimento, Fosso Digital, Digital Divide
Apesar dos avanços na qualidade e disponibilidade de tecnologias de informação e comunicação (TICs), o nível de acesso e habilidade no uso desses recursos ainda é desigual. Isto é particularmente evidente nos países em desenvolvimento. Para reduzir o fosso entre estes níveis de utilização das TICs, organizações (públicas e privadas) investem na expansão da infraestrutura, proporcionando acesso e formação para os indivíduos. Nesta tes, mostra-se que existe uma lacuna nas abordagens atuais, para acompanhar, monitorar e avaliar as intervenções de formação em TICs, que acontecem em grande escala. Assim, propões-se uma metodologia baseada em análise e mineração de redes sociais, baseada principalmente nas relações sociais on-line entre os participantes. Esta metodologia é aplicada em um curso de formação à distância realizado em diferentes regiões do Brasil. Os resultados permitem o acompanhamento da intervenção sob diferentes aspectos: (i) quanto ao tempo de formação; (ii) quanto ao papel e local dos participantes; e (iii) quanto à intensidade individual de uso dos partcipantes nas redes sociais analisadas