METODOLOGIA DE DISCRETIZAÇÃO ESPACIAL SEM MALHA BASEADA NO POTENCIAL DE LENNARD-JONES PARA O MÉTODO RADIAL DE INTERPOLAÇÃO POR PONTOS (RPIM) APLICADA PARA SOLUÇÃO NUMÉRICA DAS EQUAÇÕES DE MAXWELL.
Neste trabalho, um novo método de interação de partículas, baseado no potencial de Lennard-Jones (dinâmica molecular), foi desenvolvido e implementado computacionalmente para a geração de discretização espacial meshless.
A nova metodologia, denominada LJDM - Lennard-Jones Discretization Method, emprega uma versão adaptada da equação de força vetorial de Lennard-Jones para a obtenção de uma distribuição equilibrada de nós no espaço (estado de equilíbrio), de tal maneira a alcançar alta qualidade da discretização do espaço e de estruturas complexas. Para este objetivo, uma nova métrica de qualidade é introduzida. Os métodos RPIM (Radial Point Interpolation Method) e UPML (Uniaxial Perfectlly Matched Layers) são usados para resolver equações de Maxwell no domínio do tempo para problemas 2D (modo TMZ). Os métodos LJDM e RPIM são aplicados a problemas de espalhamento eletromagnético, baseados em cilindros metálicos circulares, triangulares e elípticos. Os resultados obtidos estão em conformidade com soluções analíticas e são comparados aos resultados obtidos usando os métodos CLDM (Coulomb's Law Discretization Method})/RPIM, FEM e MoM.