METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO DA INTEGRAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS À EDIFICAÇÕES
veículo elétrico integrado a edificações; diagnóstico energético; etiquetagem.
O avanço das discussões sobre mudanças climáticas e impactos ambientais, atrelada às questões energéticas, evoluiu as metodologias de diagnóstico que vêm incorporando nas análises não só sistemas de consumo, mas também de geração de energia. Essas incorporações possibilitaram a classificação de Edificações autossuficientes de energia, que são caracterizadas por possuírem um sistema de geração de energia renovável que supra, por completo ou parcialmente, a sua demanda de consumo. No âmbito da mobilidade elétrica, a maior adesão de veículos elétricos traz desafios e oportunidades na área de consumo, gestão e eficientização de energia elétrica. O impacto que essa carga veicular robusta e crescente pode acarretar aos ser integrada nos edifícios, novos e existentes, ainda não é contemplada nas avaliações de desempenho. Consequentemente as metodologias de obtenção das certificações e etiquetagens não levam em consideração a carga desse sistema como uso final. Portanto, analisar o impacto da integração de veículos elétricos (VE) no segmento de edificações, visa subsidiar a formulação ou revisão de metodologias de diagnósticos energéticos, que passem a contemplar o sistema carregamento de VE integrado às edificações. Como objetivo o estudo visa a elaboração de uma metodologia de diagnóstico energético de edificações brasileiras, para avaliar a integração do carregamento de veículos elétricos VE como um sistema predial de uso final. A metodologia escolhida foi a da Etiquetagem PBE Edifica, visando complementar a metodologia de diagnóstico energético de edificações do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica), apresentada através da Instrução Normativa Inmetro para edificações comerciais, de serviços e públicas (INI-C), que avalia atualmente sistemas que possuem alto consumo de energia elétrica como: envoltória, iluminação, condicionamento de ar (calefação e/ou arrefecimento) e aquecimento de água. Através da incorporação do sistema de abastecimento de veículo elétrico, esse estudo prospecta uma contribuição positiva ao abranger mais um sistema que apresenta uma significativa carga de consumo elétrico predial.