ALOCAÇÃO DE RECURSOS DE RÁDIO BASEADO NAS INTENÇÕES DA REDE EM CENÁRIO COM FATIAMENTO DA REDE DE ACESSO USANDO APRENDIZADO POR REFORÇO
Alocação de recursos de rádio, fatiamento da rede de acesso, alocação baseada em intenções, aprendizado por reforço, redes móveis.
O fatiamento da rede móvel no domínio da rede de acesso requer elasticidade, compartilhamento de recursos de forma eficiente e customização para lidar com a escassez e limitação dos recursos de rádio enquanto cumpre as intenções das fatias de rede definidas em um contrato de nível de serviço. Nesse cenário, o alocador de recursos de rádio é essencial para prover a administração de recursos para prevenir as violações de contrato, e consequentemente oferecendo recursos de rádio suficientes para as fatias de rede de acesso cumprirem seus objetivos. A grande variedade de cenários suportados nas redes 5G e pós-5G torna o problema da alocação de recursos de rádio em cenários de fatiamento da rede de acesso ainda mais desafiador. Essa proposta de tese sugere um alocador de recursos de rádio baseado nas intenções das fatias de rede de acesso utilizando aprendizado por reforço com os requisitos de cada fatia da rede definidos em contrato. O método proposto tem por objetivo prevenir as violações de contrato através da administração de recursos de rádio disponíveis entre as fatias de rede de acesso e usuários usando um alocador de recursos de rádio entre as fatias de rede e outro para alocação para os usuários dentro da fatia de rede. Esta proposta de tese também descreve uma estrutura para priorização de fatias de rede para assegurar os requisitos definidos em contrato para as fatias mais importantes quando os recursos de rádio não são suficientes para garantir todos os requisitos das fatias de rede. Esta proposta de tese apresenta resultados parciais obtidos usando um alocador de recursos de rádio baseado nas intenções das fatias de rede de acesso, utilizando aprendizado por reforço para um número fixo de fatias de rede e usuários conectados à rede de forma a evitar violações de contrato, e demonstrar a importância de um alocador de recursos de rádio baseado nas intenções das fatias de rede em cenário com fatiamento da rede de acesso. Esta proposta também apresenta discussões sobre as limitações dos trabalhos relacionados, e melhorias no método implementado, propondo uma nova abordagem para lidar com a inserção de novas fatias de redes e usuários sem que os requisitos definidos em contrato sejam violados e melhorando a performance da rede.