ESTUDO DO PROCESSO DE UPGRADING CATALÍTICO DE VAPORES DA PIRÓLISE DE GORDURA RESIDUAL EM REATOR DE LEITO FIXO COM CATALISADOR DE LAMA VERMELHA ATIVADA QUIMICAMENTE
Gordura residual; lama vermelha; ativação química; craqueamento térmico catalítico; reator de leito fixo; hidrocarbonetos líquidos; destilação fracionada.
Este trabalho investigou o efeito da quantidade de catalisador e tempo de reação no upgrading catalítico de vapores provenientes da pirólise de gordura residual a 450 °C e 1,0 atm, no rendimento de produtos, propriedades físico-químicas (densidade, viscosidade cinemática, índice de refração e índice de acidez) e composição química dos produtos líquidos orgânicos (PLO) obtidos em reator de leito fixo catalítico em escala semi-piloto. Pellets de lama vermelha quimicamente ativada com HCl 1,0 M foram utilizados como catalisador, com teores de 5, 7,5 e 10% (m/m.) da razão catalisador/biomassa (C/F). Os rendimentos de PLO cresceram com o aumento da razão C/F, com variação do craqueamento termocatalítico de gordura residual entre 54,40 a 84,88% (m/m.) de bio-óleo; e 79,42% (m/m.) para o bio-óleo do craqueamento térmico; já para as fases aquosas, gasosas e sólida diminuem com o aumento do teor de catalisador. Para todos os experimentos, há diminuição das propriedades físico-químicas com o tempo de reação. A análise de GC-MS identificou a presença de hidrocarbonetos e compostos oxigenados e a concentração de hidrocarbonetos aumenta com o tempo de reação atingindo valores de 95% (m/m.). Os melhores resultados foram obtidos utilizando-se 5,0% (m/m.) de catalisador. As composições das frações destiladas do craqueamento térmico e catalítico apresentaram rendimentos médios ente 12-22% em massa, 13-19% em massa e 35-47% em massa de destilados leves, médios e pesados, respectivamente.