ESTUDO NUMÉRICO E EXPERIMENTAL DA SECAGEM DE MINÉRIO DE FERRO EM VAGÕES E PILHAS
Secagem, meio poroso, simulação numérica, minério de ferro, pellet feed, sínter feed, vagão de minério, pilha de minério de ferro.
A emissão de poeira decorrente do manuseio e transporte de materiais particulados representa hoje um gargalo de produção e processo para as indústrias mineradoras. Estas emissões são mais acentuadas quando tais materiais se encontram pouco úmidos, pois a umidade reduzida torna as partículas mais leves e mais susceptíveis à dispersão. Diante dessas questões, este trabalho propõe uma metodologia para o estudo teórico e experimental do processo de secagem que ocorre em finos de minério de ferro quando os mesmos são transportados em vagão ou estocado em pilhas a céu aberto. O objetivo é esclarecer o efeito da umidade superficial no processo de arraste eólico de minérios de ferro em superfícies úmidas, como ocorre no transporte de minério de ferro em vagões abertos e nos pátios de estocagem de pilha de minério. Neste estudo, foram utilizados ensaios em túnel de vento utilizando um modelo de vagão com finos de minério de ferro e um modelo de pilha de minério de ferro. Um estudo de secagem em leito fixo a baixa velocidade é também apresentada usando um túnel de vento secador. Um modelo numérico em CFD foi desenvolvido e os resultados concordaram bem com os resultados experimentais. O modelo numérico permitiu a avaliação do comportamento da secagem para diferentes valores de velocidade do fluxo de ar e a previsão das condições térmicas que influenciam o processo de secagem.