Um Palácio aos olhos da Realeza: sentidos e traduções sobre o Palácio de Landi, em Belém do Pará
Imagem; Etnografia; Palácio de Landi; Belém-PA
O trabalho busca examinar a interação dos visitantes com Palácio de Landi a partir da tradução de suas percepções e vivências ao contemplar a obra. Quanto a isso, a pesquisa expõe duas principais vias de análise do espaço: a primeira enquanto residência, denominando-o Palácio, e apresenta a expressividade do feito de Landi em sua composição original, considerando seu teor artístico, estético e a relevância histórica de uma obra do período colonial; já a segunda, denomina o espaço enquanto Museu e avalia o peso da contemporaneidade sobre a obra de Landi, ante os efeitos das distintas aplicações de uso ao longo de mais de 200 anos de história e a intervenção de Roberto de La Rocque Soares em 1972, que compôs o atual espaço museográfico. Sob o caráter do encontro do sujeito com a obra, a pesquisa tem como objetivo explicitar seu efeito na construção do imaginário, bem como a dialética entre imagem e memória, que permeia o repertório específico de cada um dos visitantes. Para isso, utiliza-se do método etnográfico para apreensão das percepções, a medida que possibilita situar falas e reações genuínas obtidas pela interação direta dos sujeitos com a obra arquitetônica. Por fim, lança sobre o passado uma visão crítica e ciente de sua contemporaneidade, pautada segundo os conceitos de Aby Warburg quanto a complexidade da história, onde as comunicações transdisciplinares são multiplicadas ao compreender seu conteúdo transversal e anacrônico.