Banca de DEFESA: ADRIANA DO LAGO FIGLIUOLO BARRA MONTEIRO DE BRITTO

DISCENTE: ADRIANA DO LAGO FIGLIUOLO BARRA MONTEIRO DE BRITTO
DATA: 24/05/2024
LOCAL: PGITEC sala 21

A MOBILIDADE DE OPERÁRIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL POR MEIO DA BICICLETA NA CIDADE DE BELÉM-PA

Bicicleta; Belém; Construção civil; Ciclodeslocamento; Vale transporte.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

A indústria da construção civil se locomove conforme o início e término de suas obras. Fazendo com que a indústria se locomova de maneira extraordinária em comparação com as demais, já que o usual é possuir um local fixo. Assim, os operários das obras estão sempre sujeitos a essa mudança de localização de seus trabalhos, que dependem, diretamente, de como os processos — a exemplo o de verticalização — ocorrem na cidade. Logo, os trajetos casa-trabalho dos operários são diretamente afetados pelo modo que o mercado imobiliário atua na cidade. A hipótese de pesquisa tem como objetivo compreender a dinâmica dos operários da construção civil, na RMB, por meio de bicicletas nos deslocamentos entre a residência e os canteiros de obras. Isto porque se entende que a estrutura urbana da RMB não se comporta de forma equitativa e que há uma necessidade de mapeamento do deslocamento desse grupo para que seja compreendida essa dinâmica de traslado, já que é tão particular — como já citado — a indústria da construção civil e, consequentemente, o deslocamento de seus operários. Busca-se, por meio deste estudo, compreender a qualidade do deslocamento desses trabalhadores, a ligação do deslocamento com o mercado imobiliário e a rede cicloviária, bem como se há um impacto, causado pelo Vale Transporte, na escolha do meio de locomoção do trabalhador. Para isso, cruzaram-se os seguintes dados: a localização de um empreendimento na cidade de Belém, a infraestrutura cicloviária e a localização da habitação dos operários, juntamente a informações obtidas por meio da aplicação de um formulário para os operários. A relevância do estudo refere-se ao fato de a indústria da construção civil ser detentora de grande empregabilidade no Brasil (CUNHA, 2012), e de o deslocamento de seus operários apresentar-se de forma dependente ao mercado imobiliário na cidade, sendo também importante compreender como essa dinâmica afeta o ciclodeslocamento em Belém. Palavras-chave: Bicicleta; Belém; Construção civil; Ciclodeslocamento; Vale Transporte.

Presidente - 1152946 - JOSE JULIO FERREIRA LIMA
Externo à Instituição - LIANE DO SOCORRO BASTOS BRITO
Interno - 3045256 - RAUL DA SILVA VENTURA NETO
Notícia cadastrada em: 23/05/2024 14:02