Memórias e significados de ornamentos arquitetônicos: um estudo a partir do Mercado Bolonha, Belém/PA
Ornamento Arquitetônico; Fenomenologia; Gestalt; Semiótica; Psicanálise.
Partindo da ideia de que formas remetem a sensações e experiências que ainda não são totalmente compreendidas ou mesmo percebidas, esta pesquisa cogita entender este processo a partir dos ornamentos presentes nos Pavilhões pré-fabricados em ferro do Mercado Francisco Bolonha na cidade de Belém/PA. Trabalhamos como a hipótese que as formas, volumes e textura representadas nesses artefatos decorativos podem possuir uma significância pessoal ao estarem conectadas com as memórias e sensações de cada interlocutor. Para compreender tais significados, analisaremos de maneira quanti-qualitativa as memórias associadas a esses adereços, valendo-nos do método etnográfico como suporte. A pesquisa nos levará a investigar os símbolos presentes nos formatos dos elementos decorativos sob a ótica da Fenomenologia, Semiótica, Gestalt e Psicanálise. Assim, poderemos corroborar que os ornamentos arquitetônicos que adornam esse Patrimônio não são apenas componentes estéticos, mas também transmitem significados. Posto isso, os elementos decorativos tangíveis e intangíveis ao contexto arquitetônico poderão ser interpretados como representações figurativas das estruturas mentais, cada uma carregando seu próprio simbolismo e refletindo aspectos da psique humana. Através da pesquisa nesse campo, será possível compreender os contextos sociais, históricos e os gostosestilísticos da época, assim como identificar influências culturais e simbólicas presentes nos desenhos. Ao investigar essa temática, poderemos compreender a diversidade da expressão arquitetônica, ampliando nossa percepção da interação entre arte, arquitetura e psicologia