Rediências Art Déco no Bairro do Reduto: Entre a modernização e o tradicionalismo (1930-1950)
Art-Déco; Modernização; Séries Tipológicas.
A disseminação da linguagem art déco, a partir da década de 1920, como uma arquitetura que representa o desenvolvimento da sociedade industrial é aceita em grande parte do mundo ocidental por diversos grupos e classes sociais como um possível caminho à modernização, entretanto ainda é uma arquitetura que possui fortes vínculos com o passado historicista do século XIX. Sua interlocução com as atividades industriais e fabris é evidente à medida que tais organizações produtivas ganham força. Em Belém, o avanço de um sistema produtivo voltado para a economia fabril a partir do segundo quartel do século XX fez com que o estilo, mais condizente
com esse tipo de produção, tornasse-se cada vez mais presente no bairro do Reduto, local onde, na primeira metade do século XX, concentrava-se um grande número de fábricas e empreendimentos comerciais, contribuindo para a intensificação da arquitetura déco no bairro. Concebendo a relação entre a arquitetura art déco e o desenvolvimento industrial, a presente pesquisa busca estudar as características, sejam elas modernas ou tradicionais, da cultura do art déco expressa nas residências
do bairro do Reduto, em Belém, entre as décadas de 1930 a 1950 por meio das séries tipológicas desenvolvidas pela arquiteta Marina Waisman (1972).