A significância cultural da estrada de ferro de Bragança: Histórias, transformações e permanências do patrimônio ndustrial na Amazônia
Ferrovias; Patrimônio Industrial; Arquitetura do Ferro; Vestígios Ferroviários; Preservação.
O processo de implantação das ferrovias no Brasil ocorreu em meados do século XIX, em muitas regiões as vias férreas eram construídas com intuito de auxiliar o escoamento da produção agrícola e incentivar a ocupação do entorno das ferrovias. Neste contexto, a Estrada de Ferro de Bragança foi a primeira linha férrea construída na Amazônia, a empresa responsável pelas obras foi contrata em 1879, visando compor uma linha que ligaria Belém à Bragança, com intuito de facilitar o acesso entre a capital da Província e as colônias agrícolas existentes na região Bragantina. As obras iniciaram em 1883, ainda no Governo Imperial, sendo concluídas em 1908 durante o Governo da Primeira República. Neste período, foram incorporados a ferrovia de Bragança e seu entorno, bens estruturais e ornamentais provenientes da arquitetura do ferro, tais como, hangares, pavilhões, pontes, caixas d’água, peças ornamentais, coretos, entre outros. A desativação da Estrada de Ferro de Bragança durante a década de 1960, ocasionou significativas perdas e transformações nos elementos referentes a ferrovia e seu entorno. Desta forma, a pesquisa reuniu informações por meio de investigação histórico-documental sobre a composição, implantação e desmonte de um dos acervos ferroviários mais expressivos da Amazônia. Apresentando, elencando e discutindo atribuição de valores baseados em obras da Teoria do Restauro, com intuito de contribuir para o processo de reconhecimento patrimonial e preservação dos vestígios ferroviários.