Preservação de ornatos arquitetônicos em argamassa e pintura em jardins históricos: O caso da Praça da República.
Patrimônio. Jardins Históricos. Monumento. Ornamentos. Pintura.
Os jardins sempre estiveram no cotidiano das pessoas, entretanto na transição do século XIX para
o século XX, esses espaços, que eram normalmente utilizados como demonstração de poder, espaço de
lazer, contemplação e elevação espiritual, sofreram grandes transformações com o crescimento das cidades
e pela necessidade de melhorias de salubridade, sanitária e higiênica dos centros urbanos. Nesse momento,
em decorrência da crescente revolução industrial, muitos jardins e parques públicos foram decorados com
inúmeros equipamentos urbanos decorrentes dessa modernização, como monumentos e artefatos, ricos em
ornamentos e detalhes arquitetônicos, que atualmente são um importante patrimônio representante da
arquitetura eclética, característica desse período. O objetivo deste trabalho é em analisar as permanências e
as transformações dos principais monumentos arquitetônicos em argamassa e pintura da Praça da
República, com vista a traçar subsídios para sua preservação. A metodologia foi dividida em três etapas: a
primeira etapa é de pesquisa documental, demonstrando as alterações na paisagem e na unidade
arquitetônica desse espaço público, além do levantamento físico e fotográfico dos monumentos; na segunda
etapa foi realizada a primeira pesquisa de campo, escolha do elenco de monumentos de pesquisa e realizada
a coleta e preparação das amostras dos principais monumentos revestidos de argamassa e pintura para as
analises no microscópio ótico; a terceira e ultima etapa diz respeito ao desenvolvimento das janelas de
prospecções, discussão dos resultados obtidos através das análises laboratoriais e dos estudos a cerca das
diferentes imagens da Praça da República a partir dos seus monumentos revestidos de argamassa e pintura.
Através dessa pesquisa chegamos à conclusão que houve muitas alterações na Praça da República, tanto na
sua paisagem, como nos seus principais monumentos, revestidos de argamassa e pintura que se encontram
atualmente descaracterizados, principalmente em relação aos aspectos cromáticos da sua imagem. A
monocromia desses monumentos não harmoniza com seus estilos arquitetônicos, predominantes ecléticos,
e tampouco com o estilo de jardim da Praça da República. Além disso, os estudos estratigráficos realizados
através de prospecções e estudos da superfície dos ornamentos destes monumentos indicaram que há
poucos vestígios de camadas de tintas antigas, o que nos leva a crer que muitas intervenções nestes
monumentos foram realizadas sem considerar seus extratos históricos, faltando maior analise crítica a cerca
do tratamento dessas superfícies.