Workshop Trapixe em Belém (PA): pensamentos tradicional e sistêmico no ensino do projeto de arquitetura
Processo de projeto; Ensino de projeto, Design paramétrico
Investiga-se em que medida fundem-se os pensamentos tradicional e o sistêmico no ensino de projeto. O pensamento tradicional fundamenta a prática projetual corrente e predominante, e o sistêmico, o projeto paramétrico. O pensamento e a prática profissional requerida são observados no Workshop TrapiXe, atividade acadêmica realizada entre IAU/USP/São Carlos/São Paulo e o PPGAU/UFPA/Belém/Pará, em abril de 2014, como atividade do Projeto PROCAD UFPA/USP/UFBA (2011-2015). Utilizam-se técnicas baseadas no método etnográfico para acompanhar o processo de aprendizagem por cada grupo participante no Workshop, bem como o uso do facebookcomo apoio ao melhor acompanhamento das atividades do Workshop, criado pelos ministrantes a fim de propiciar maior interação e troca de informações durante as etapas cumpridas. Concluiu-se que, para o ensino do design paramétrico é necessário a construção do pensamento sistêmico a partir de conhecimentos já existentes, o desenvolvimento de habilidades relacionais e paramétricas e o domínio das ferramentas computacionais. A discussão confirma que a adoção de ferramentas computacionais na arquitetura extrapolou a representação gráfica e volta-se também à concepção arquitetônica com adoção de uma lógica de desenvolvimento que oferece maior flexibilidade, dinamismo e clareza.