Urbanidade em espaços públicos sob gestão de publicização
Urbanidade; co-presença; sintaxe espacial; Belém.
As áreas livres de empreendimentos voltados ao uso de lazer implantados em Belém, Pará, projetados e executados pelo poder público a partir de 2000 estão sujeitos ao modelo de gestão de publicização. Há nesses empreendimentos, como a Casa das Onze Janelas e o Forte do Castelo, aqui consideradas suas áreas livres como estudos de caso, certas características próprias de gestão e uso que sugerem o surgimento de um novo perfil de espaço urbano.Para uma análise do caráter de urbanidade em tais espaços a partir da apropriação pelos usuários serão aplicados conceitos do campo disciplinar do Desenho Urbano por meio da metodologia da Sintaxe Espacial, usando o conceito de co-presença, e algumas técnicas de Ambiente e Comportamento, como observação e entrevistas semi-estruturadas. A partir do cruzamento desses dados, busca-se identificar a correlação entre a natureza dos empreendimentos e sua gestão e a utilização do espaço, caracterizando a presença de urbanidade.