Notícias

Banca de DEFESA: VÂNIA RAPOSO DE MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VÂNIA RAPOSO DE MOURA
DATA: 17/10/2024
HORA: 10:00
LOCAL: SALA 21 DO PGITEC
TÍTULO:

Índice acústico para análise do ruído urbano às proximidades das vias de tráfego em Belém-PA


PALAVRAS-CHAVES:

 índice acústico; ruído urbano; ruído de tráfego; poluição sonora; geometria urbana; configuração espacial urbana; cânions urbanos; Belém-PA.


PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

O processo de urbanização ocorrido em diversas cidades do mundo trouxe diversas consequências ambientais negativas, incluindo a poluição sonora. Por ser ‘invisível’, provoca efeitos nocivos de difícil percepção, tornando-se assim um problema ambiental crescente nas cidades. Diante desse contexto, esta tese concentrou-se na análise da geometria urbana e sua influência no ambiente sonoro, especialmente em cenários de cânions urbanos. A pesquisa investigou como a configuração espacial urbana impacta a emissão de ruído nas proximidades das vias.  Com base em estudos correlatos, diferentes configurações da forma urbana (cenários) foram relacionadas aos níveis de pressão sonora por meio de cálculos estatísticos e simulações computacionais, com o objetivo de criar um índice acústico influenciado exclusivamente pela geometria da forma urbana. Para a elaboração de cenários, foram consideradas as dimensões das vias e das quadras regulares que ocorrem com mais frequência no bairro do Marco, em Belém-PA. As simulações revelaram que a configuração física da cidade impacta significativamente os níveis sonoros, independentemente dos materiais das superfícies e das características ambientais. Os cenários analisados indicaram um aumento do ruído entre 10,3 dB até 13,3 dB, destacando-se o cenário com edificações simétricas de 6 m de altura, sem recuos, como o mais ruidoso, e o cenário com edificações de 3 m de altura e maiores afastamentos laterais como menos ruidoso. O índice acústico desenvolvido confirmou que a geometria urbana possui propriedades acústicas intrínsecas e pode ser uma ferramenta valiosa no planejamento urbano, orientando políticas para minimizar o impacto do ruído e promovendo práticas de design urbano sustentáveis. A pesquisa aponta também para a necessidade de revisão do Plano Diretor de Belém-PA, incorporando exigências acústicas que ajudem a mitigar os problemas sonoros e a criar ambientes urbanos mais saudáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1257852 - ALEXANDRE LUIZ AMARANTE MESQUITA
Externo à Instituição - ANTÔNIO CARLOS LOBO SOARES
Presidente - 1443995 - GUSTAVO DA SILVA VIEIRA DE MELO
Interno - 1152946 - JOSE JULIO FERREIRA LIMA
Interno - 3153107 - MARCIO SANTOS BARATA
Notícia cadastrada em: 18/09/2024 10:46
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2