ARQUITETURA FERROVIÁRIA NA AMAZÔNIA: ESTUDO HISTÓRICO-DOCUMENTAL E TECNOLÓGICO DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL METÁLICO REMANESCENTE DA ESTRADA DE FERRO DE BRAGANÇA (PA).
ferrovias; patrimônio industrial; preservação; conservação.
As ferrovias no Brasil foram de suma importância para a economia agrícola expandida por diversos lugares do País em meados do século XIX e XX, entre esses, a região Amazônica. Neste contexto, esteve a Estrada de Ferro de Bragança (EFB), sendo a primeira via férrea implantada na Amazônia brasileira, construída em meados de 1883-1908. Após décadas de atividade, a via que ligava Belém (capital do PA) à Bragança (Nordeste do PA) foi desativada em 1965. O encerramento das atividades da EFB desencadeou uma série de transformações em seu acervo ferroviário, entres os itens estiveram peças metálicas utilizadas na composição da ferrovia de forma estrutural e bens integrados ornamentais. A desmontagem de tais itens metálicos toca a discussão de sua procedência: industrial, serial e móvel, reflete ainda na destinação e uso de tais itens remanescentes. Assim, a pesquisa tem como objetivo subsidiar a preservação da antiga Estrada de Ferro de Bragança, a partir de estudos histórico-documentais dos metais utilizados na composição da antiga EFB e da caracterização das ligas metálicas utilizadas na confecção da mencionada ferrovia, com intuito de contribuir no âmbito histórico, documental, arquitetônico e tecnológico do patrimônio industrial na Amazônia. A abordagem metodológica da pesquisa se divide na abrangência histórico-documental (investigação em fontes documentais, relatórios, ofícios, estatutos, periódicos etc), com o recorte temporal do período da implantação da via férrea 1883-1908, bem como sua desativação e desmontagem (1965-1990); e na abrangência tecnológica com o intuito de compreender a composição e alterações dos itens metálicos remanescentes da EFB, tal investigação será realizada por meio de técnicas instrumentais no tocante da caracterização física, química e mineralógica. A pesquisa
prevê a discussão dos resultados na produção de três artigos.