Banca de DEFESA: JÚLIA HELENA SANTA MARIA MORAES GOMES

DISCENTE: JÚLIA HELENA SANTA MARIA MORAES GOMES
DATA: 19/06/2024
LOCAL: SALA 21 DO PGITEC

BIOFILIA: CONTRIBUTOS DAS ÁREAS VERDES HOSPITALARES AO TRATAMENTO HUMANIZADO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO

Hospital Moderno, Biofilia, Humanização, Amazônia.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

A compreensão dos ambientes de saúde vem sofrendo transformações significativas nos últimos anos, diante da necessidade de repensar e adaptar esses espaços, transformando os ambientes hospitalares hostis em espaços de cura e acolhimento, seguros e saudáveis, para atender de forma humanizada e consciente as demandas da população. Esta pesquisa, integrada ao projeto Arquitetura Hospitalar: paradigmas para sustentabilidade e humanização na contemporaneidade pós-pandêmica (404425/2021-6 CNPq), teve como proposta identificar a contribuição dos jardins e áreas verdes internas no tratamento humanizado em um hospital modernista pertencente à rede pública de saúde, situado em um contexto amazônico, com base no conceito da biofilia. Diante disto, avaliou-se a maneira que os indivíduos vivenciam os jardins e áreas verdes do Hospital Universitário João de Barros Barreto na cidade de Belém do Pará, a fim de investigar de que maneira esses espaços contribuem para a melhora da experiência e promovem qualidade de vida aos usuários, a partir de análises materiais, culturais e ambientais, considerando a história e a importância desse patrimônio da saúde. O presente estudo constatou, a partir da pesquisa etnográfica e da aplicação de questionários semiestruturados, os indicadores de satisfação e percepções positivas nos jardins e áreas verdes do HUJBB. Destaca-se a maneira com que esses espaços contribuem de forma efetiva para o processo de humanização no tratamento à saúde, promovem sustentabilidade e ofertam uma democratização do acesso aos ambientes terapêuticos e de cura, respeitando os códigos culturais locais e afirmando a afinidade que os usuários tem com a natureza.

Interno - 1148588 - CIBELLY ALESSANDRA RODRIGUES FIGUEIREDO
Presidente - 3342852 - CYBELLE SALVADOR MIRANDA
Externo à Instituição - RONALDO NONATO FERREIRA MARQUES DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 10/06/2024 16:24