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Banca de DEFESA: TIAGO DA FONSECA CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO DA FONSECA CARNEIRO
DATA: 22/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: PPGL/UFPA
TÍTULO:

Ensino e aprendizagem de línguas adicionais na complexidade: a emergência do Método por Projetos


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem baseada em projetos; Paradigma da complexidade; Base Nacional Curricular Comum; Línguas adicionais.


PÁGINAS: 252
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A aprendizagem baseada em projetos (ABP) tem recebido cada vez mais atenção na discussão
internacional e nacional, uma vez que visa aproximar os estudantes de questões cotidianas e de
alta relevância em sua comunidade, bem como de competências e habilidades para a vida no
século XXI, de forma que a aprendizagem de conteúdos escolares ocorra a partir da reflexão
sobre esses problemas e desafios comunitários (Bender, 2014). A ABP atende, portanto, às
demandas previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) pois torna a aprendizagem
significativa no lugar e tempo em que ocorre. Entretanto, no contexto do ensino e aprendizagem
de línguas adicionais (EALA), a inexistência de um método por projetos (MpProj)
fundamentado em discussões próprias da Linguística Aplicada (LA) impõe desafios ao
professor quanto à sua implementação, sobretudo ao considerar a sala de aula como um sistema
adaptativo complexo (SAC). Em vista disso, o objetivo geral deste trabalho é propor o MpProj
à luz da complexidade. Especificamente, os seguintes objetivos foram satisfeitos: 1) situar o
MpProj na LA fazendo referência à abordagem do qual deriva, nomeadamente, a Abordagem
Múltiplas Inteligências; 2) descrever como o desenho do MpProj opera como condição inicial
para a ABP; e 3) indicar como a visão da sala de aula como um holograma pode apoiar o
professor no uso do MpProj enquanto método complexo. No tocante à metodologia, realizamos
uma pesquisa-ação com alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola pública de Belém
fazendo uso dos seguintes instrumentos de pesquisa: grupo focal, protocolo de observação e
protocolo de avaliação. Os resultados indicam que a proposta do MpProj e a sugestão de
procedimentos subjacentes mitigou a dificuldade de incorporar elementos da ABP ao EALA,
em especial devido à emergência do eixo gerencial. Além disso, ratificou-se que o MpProj deva
operar como condição inicial, de forma que seu desenho esteja aberto às contingências e que a
visão da sala de aula como um holograma favorece a adaptação retroativa do desenho do
método. De forma prospectiva, esperamos que o MpProj possa favorecer a implementação de
um currículo bilingue na referida escola, uma vez que pode ser utilizado como método de outra
abordagem, a “Aprendizagem integrada de conteúdo e língua” (Content and Language
Integrated Learnig – CLIL).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2303250 - CARLOS CERNADAS CARRERA
Externo à Instituição - ELAINE FERREIRA DO VALE BORGES
Interno - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS
Externo à Instituição - JEAN PAUL VOERKEL
Presidente - 1152685 - WALKYRIA ALYDIA GRAHL PASSOS MAGNO E SILVA
Notícia cadastrada em: 02/07/2024 09:31
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