“MUNDIADOS”: ANÁLISE DISCURSIVA DA RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO PROJETO MUNDIAR (SEDUC/PA)
Projeto Mundiar. Discurso do professor. Imagens discursivas. Precarização. Racionalização. Controle.
Nesta pesquisa, investigamos os discursos que contribuem implicitamente para a racionalização das políticas públicas educacionais e o papel que adquirem na manutenção de iniciativas como o Mundiar. De forma mais específica, analisamos a materialidade linguística presente em textos acadêmicos, documentos oficiais e propostas relacionadas à trajetória da educação de adultos, além de relatos de profissionais da educação que atuaram no referido programa, com a intenção de compreender como esses discursos podem colaborar para a implantação e sustentação de uma política de aceleração como o Mundiar. Nossa hipótese inicial aponta para um conjunto de discursos que mostram-se alinhados à proposição do modelo gerencial, no fortalecimento dos dispositivos de racionalização no campo da educação. O objetivo geral é analisar as imagens discursivas produzidas pelo sujeito, discursivamente, e o lugar que ocupam na sustentação das políticas educacionais de base racionalista. O quadro teórico que mobilizamos situa-se no campo da Análise do Discurso francesa, com destaque para os conceitos de sujeito e o de formações imaginárias, entre outras noções abordadas por Pêcheux (1993,2009), Althusser (1985), Foucault (2010), Orlandi (2015), Brandão (2012), Osakabe (1979) e Possenti (2009). No campo da educação, nossos estudos estão ancorados principalmente nas discussões acerca da trajetória de mudanças na carreira, a partir de Bourdieu (2003), Apple (1989,1995), Possenti (1996), Soares (1989), Geraldi(1999), Bezerra (2007), (Freire (2001), Chaui (1978, 2016), Libâneo (2013), Barreto (2010, 2013), Barzotto (2004, 2007, 2011, 2014) e Fairchild (2017, 2022), que nos auxiliam nas discussões em torno dos processos de racionalização na educação. O corpus utilizado é constituído por dois tipos de materiais: 1) estudiosos que discutem o tema, leis, referenciais para a educação, programas voltados para a EJA, além dos materiais didáticos e documentais referentes ao projeto Mundiar; 2) entrevistas realizadas com os profissionais que trabalharam no referido projeto – 4 professores e 1 técnico. Nossas analises demonstram o aparecimento de imagens, por meio dos documentos, que constroem a ideia de que esses programas possam “corrigir distorções”, colocando o aluno no “devido fluxo”. No caso do Mundiar, em nosso entendimento, as entrevistas apontaram um sujeito dividido, oscilando entre críticas, desconfiança e queixas, mas, que apesar disso, mostrasse disposto posicionar-se discursivamente, na produção de enunciados que contribuam para legitimar o Mundiar e programas ideologicamente alinhados a esse