O Protagonismo Ex-Cêntrico e as Narrativas de Formação
Ex-cêntricos; Narrativas de Formação; Literatura Pós-moderna
A escrita pós-moderna não se ancora em modelos literários preestabelecidos, ao contrário disso, se vale de todos os modelos como possibilidades de construção, expondo um caráter aberto e fragmentário, além de caracterizada, em vários sentidos, pela marca do hibridismo, fatores que se acentuam quando comparados à proposta canônica. Considerando esses aspectos, argumento nesta pesquisa que é possível identificar, em algumas obras contemporâneas a presença de uma construção formativa, mas que não se limita ao romance, como a proposta canônica do Bildungsroman, extrapolando sua forma. O objetivo do estudo é explorar e analisar, de uma perspectiva comparada, os diversos aspectos que servem de constructo e são identificados em obras cujo protagonismo se constitui na emergência das margens, pela representação ex-cêntrica, tal qual define Linda Hutcheon (2000) – apontando para a reformulação da compreensão de formação. Após discutir as características e marcas constitutivas do gênero canônico e desenvolver uma discussão teórica a partir de referências fundamentais sobre o tema, como as contribuições de Georg Lukács (1962), Cristina Ferreira Pinto (2000) e Wilma Patrícia Maas (2000), entre outros, observando comparativamente as rasuras e revisões em algumas obras da literatura brasileira contemporânea, que são analisadas nos planos estético, epistemológico e temático. É possível constatar, por fim, que as obras e os autores apresentam muitas convergências no modo como contestam e reformulam as noções de formação, e ainda dentro de experiências similares ou igualmente vivenciadas dentro dos contextos excludentes.